google-site-verification=BpFi6hn_YjSDyCtM1KIvP642Ess7SFo1WVczJZAXvmo

Blog

Fado é património da humanidade !

Fado é património da humanidade !

O Fado só entenede quem sente,

seja alegria, seja tristeza 

seja esperança ou fé

O fado Canta 

o que a alma vê....

O Fado é património da humanidade e uma herança de todos.

O Fado, é mais do que música; Sentimos na pele cada palavra, cada nota da guitarra, cada som.

O fado Surge num contexto popular na Lisboa oitocentista, quando, de forma espontânea e nas mais diversas ocasiões e lugares, se começava a cantar. Os temas eram essencialmente do quotidiano, de emergência urbana. 

Desde essa época o Fado começou a ganhar expressão nas mais variadas festas populares de Lisboa e rapidamente chegou ao teatro, através das peças de Revista e é no século XIX que se establece oficialmente a sua forma poética e o acompanhamento da guitarra, é nesta altura também, que as rádios tiveram um papel fundamental na difusão desta música.

À medida que o tempo foi passando, começou a consolidar-se a tendência de ouvir fado nos locais específicos para o efeito, “as casas de fado”. Estas começaram a aparecer com mais evidência em Lisboa, no Bairro alto, a partir dos anos 30.

Por volta dos anos 50, o Fado cruza-se com aquela que viria ser um dos maiores símbolos de Portugal: Amália Rodrigues.

A fadista teve um importante papel na internacionalização do fado e na sua consolidação como forma de arte. O Fado de Amália Rodrigues não conhecia fronteiras algumas, de língua ou culturais.

Desde que apareceu e se tornou fadista, e até à sua morte em 1999, Amália foi um ícone da cultura nacional e que levou o bom nome do país, através do Fado, aos quatro cantos do mundo.

 Depois do 25 de Abril de 1974,  o fado é considerado património musical português e começou a notar-se uma crescente tendência de atenção da indústria discográfica a este estilo e o aparecimento de uma nova geração de músicos. 

Desde então não pararam de surgir grandes nomes do contexto atual do Fado, como Mariza, Gisela João, Raquel Tavares, Ana Moura ou Carminho entre muitos, muitos, outros igualmente talentosos e excelentes embaixadores desta música.